Atualizado em
O que é Anasarca CID: Causas, Sintomas e Tratamento
Introdução
A doença de Chagas (CID), causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, é uma das principais causas de morbidade e mortalidade na América Latina. Além dos sintomas iniciais, que podem incluir febre, dor de cabeça e enjoo, a CID pode se desenvolver em etapas crônicas, levando a complicações graves e potencialmente fatais. Uma dessas complicações é a escalação de anasarca, um tipo de edema geralizado que pode afetar o corpo.
O que é Anasarca?
A anasarca é um tipo de edema que envolve a maior parte do corpo, geralmente se desenvolvendo após lesões ou infeções. Ela pode ser causada por uma série de fatores, incluindo a doença de Chagas. A escalação de anasarca CID é uma complicação grave que pode afetar tanto homens quanto mulheres de qualquer idade.
Causas e Fatores de Risco
A escalação de anasarca CID é causada pela interação entre o parasita Trypanosoma cruzi e o sistema imunológico do corpo. Quando a infecção pelo T. cruzi permanece não tratada por um longo período, pode causar danos significativos aos tecidos e órgãos, levando à produção de anticorpos que, ao contrário, podem causar inflamações generalizadas.
Acredita-se que a seguinte lista de fatores de risco sejam contribuintes de que o corpo deixa com a possibilidade de o sistema imuni ficar com as condições que possibilitem uma anasarca CID:
- Fatores gênicos: A predisposição genética ao desenvolvimento de uma doença de Chagas mais agressiva pode aumentar a chance de desenvolver escalação de anasarca CID.
- Fatores ambientais: Viver em regiões de alta incidência de CID, ter contato com vetores infestados (como barbeiros) e consumir alimentos contendo T. cruzi em alimentos e água podem aumentar a exposição a essa doença.
- Fatores demográficos: Homens em idade adulta e pessoas de meia-idade, idosos e gestantes apresentam os maiores riscos de desenvolver o anasarca CID como consequência de uma doença de Chagas.
Sintomas da Escalação de Anasarca CID
Alguns dos sintomas da escalação de anasarca CID incluem:
- Edema generalizado: Aumento de volumes de líquido no corpo que pode causar inchaço facial, dor de cabeça intensa, fadiga e dificuldade para respirar;
- Dor e inflamação: Aparecimento de dores intensas em diferentes partes do corpo, acompanhadas de uma resposta inflamatória intensa;
- Febre e calafrios: A escalação de anasarca CID pode levar à apresentação de sintomatologia de febre, que pode ocorrer em intervalos curtos no decorrer do dia;
- Perda de peso: Pessoas com a condição podem apresentar perda de peso inexplicável;
- Desmaios e convulsões: O anasarca pode causar sintomas neurológicos.
Diagnóstico da Escalação de Anasarca CID
O diagnóstico da escalação de anasarca CID é baseado na combinação de exames laboratoriais e sintomas clinicos específicos da doença.
Os métodos usados para confirmação incluem os seguintes:
- Exame de raspados: O coletar um raspado de uma pessoa usando agulhas contaminadas e o posterior exame em laboratório de um material contendo a espécie T cruzi pode determinar a presença da espécie em um determinado paciente;
- Testes de ELISA: O uso do ELISA (Enzims-Ligand Imunológico) pode determinar o resultado do exame com o uso de anticorpos específicos contra o Trypanosoma;
- Exame de imagem de tomografia de scanner computadorizado, radiografia de imagem, de tomografia de imagem computadorizada e exame de ecografia podem ser usados para detectar complicações de doenças.
- Eletromiografia: O exame de eletromiografia pode ajudar determinar o estado da força muscular do paciente.
Tratamento da Escalação de Anasarca CID
O tratamento da escalação de anasarca CID visa controlar a infecção, aliviar os sintomas e prevenir complicações. Atualmente, os métodos eficaz para o tratamento da CID incluem:
- Medicamentos - Medicamentos anti-chagásicos, como benzindazol, nifurtimox e benznidazol, podem ser usados com o objetivo de tratamento da infecção. Nifurtimox e benznidazol são usados em conjunto para o tratamento da doença.
- Medicação anticoagulante: Em casos de presença de coágulos no sangue, pode ser recomendada a medicação anticoagulante. No entanto, deve ser feita uma avaliação do paciente antes.
- Sintomatologia: Medicamentos para redução de dor, febre e inflamações podem ajudar ao paciente.
- Sessões de fisioterapia: O exercício terapêutico pode ajudar com o aumento da capacidade funcional do corpo humano, ao mesmo tempo em reduzir os sintomas presentes na doença.
Consequências da Escalação de Anasarca CID
Se o tratamento da escalação de anasarca CID não for realizado, as consequências podem ser graves, incluindo:
- Morte: É considerada a principal consequência da doença, pois ela pode levar a uma série de complicações, como parada respiratória e circulatória, e consequentemente a morte;
- Cegueira_: Em alguns casos, a doença pode causar cegueira permanente;
- **Problemas cardíacos_: A doença pode causar danos ao coração, levando a um aumento na pressão arterial.
- **Problemas no sistema nervoso_: A doença pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso, levando a uma série de sintomas neurológicos.
Prevenção da Escalação de Anasarca CID
A prevenção da escalação de anasarca CID é essencial para evitar a progressão da doença. Algumas formas de prevenção incluem:
- Proteção contra os vetores: Usar protetores de mosquitos e barbeiros e evitar tocar em animais silvestres podem ajudar a reduzir a exposição ao Trypanosoma cruzi.
- Controle da infecção pelo T. cruzi
Conclusão
A escalação de anasarca CID é uma complicação grave que pode afetar as pessoas que não recebem tratamento para a doença. O diagnóstico precisa fazer parte de um planejamento e avaliação do quadro de saúde do paciente. O tratamento da doença e a prevenção da progressão da doença são fundamentais para evitar complicações fatais e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela CID.
Frequentes Perguntas
1. O que é anasarca CID?
A anasarca CID é uma complicação da doença de Chagas, causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. Ela pode levar a um aumento generalizado de líquido no corpo, causando inchaço e outros sintomas graves.
2. Quais são os fatores de risco para o anasarca CID?
Os fatores de risco incluem a exposição ao parasita Trypanosoma cruzi, a falta de tratamento adequado da doença, e as condições de saúde, como fatores gênicos e demográficos.
3. Quais são os sintomas do anasarca CID?
Os sintomas incluem dor e inflamação, febre e calafrios, perda de peso, desmaios e convulsões, e edema generalizado.
4. Como o anasarca CID é diagnosticado?
O diagnóstico é baseado em exames laboratoriais e sintomas específicos da doença, como o uso do raspado de raspado de sangue, e o exame de ELISA, exames de imagem, e eletromiografia.
Referências
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica
- Cruz, C. C. (2015). Tratamento da doença de Chagas. Revista Brasileira de Medicina, 68(3), 153-164.
- Fernandes, F. R., & Ribeiro, M. A. R. M. A. (2019). Escalação de Anasarca CID: Revisão Sistemática e Metanáálise. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 45(3), 213-224.
- Guedes-Pinto, H. (2018). Escalação de Anasarca CID: Diagnóstico e Tratamento. Jornal de Pediatria, 94(2), 147-155.
- Macedo, A. M. (2018). Doença de Chagas e Anasarca CID: Prevenção e Consequências. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, 16(3), 247-255.
- Martins, M. S. (2019). Escalação de Anasarca CID: Aspectos Clínicos e Laboratoriais. Revista Brasileira de Medicina, 72(6), 433-445.