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Entendimento e Apoio ao Autismo com Deficiência Intelectual CID
O Autismo é uma condição neurológica caracterizada por desafios no desenvolvimento da comunicação social, da interação e do pensamento lógico. É uma condição de caráter permanente que pode afetar qualquer indivíduo, independentemente da origem ou da sociedade em que vive. O Autismo pode ser encontrado em todas as partes do mundo e em todos os grupos demográficos, sem exceções. Nesta revisão, vamos explorar o Autismo associado a Deficiência Intelectual CID (Congênita ou Iniciada durante a Infância) e como ele pode afetar a vida das pessoas e de suas famílias.
A Deficiência Intelectual CID é compreendida como uma diminuição significativa no desenvolvimento cognitivo e adaptativo, que resulta na dificuldade de executar tarefas da vida diária, como alimentação, higiene pessoal, vestuário, e a capacidade de se defender sozinho(a) em um ambiente perigoso.
Os Três Domínios do Autismo
O Autismo pode ser dividido em três domínios principais:
- Comunicação Social: a capacidade de comunicar-se através de linguagem verbal e não-verbal, e de entender as normas da sociedade.
- Interacao Social: a capacidade de se conectar e interagir com os outros, como fazer amigos, compartilhar experiências e se comunicar de uma maneira eficaz.
Comportamento e Interesse: a capacidade de desenvolver comportamentos e interesses de uma maneira adequada.
No Autismo, a maioria das pessoas tem dificuldades em mais de um desses domínios, muitas vezes apresentando dificuldades na comunicação e interação social e também em comportamento e interesses* de um modo geral, e por vezes até mesmo nos três domínios em questão.
Sinais de Apoio para Pais que Crescem Crianças com Autismo e Deficiência Intelectual CID
Fatores de Risco e Fatores Protegicos
A associação entre Autismo e Deficiência Intelectual CID pode ser influenciada por vários fatores, incluindo a idade gestacional, a idade da mãe e a presença de outros transtornos de desenvolvimento. No entanto, é importante lembrar que a maioria dos indivíduos com Autismo tem uma inteligência normal e nem todas as crianças com Deficiência Intelectual CID têm Autismo.
Conhecendo os Desafios Comuns
A maioria das pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual CID apresentam problemas com:
- Comunicação: dificuldade em se comunicar através de linguagem verbal e não-verbal.
- Interaccoção Social: dificuldade em se conectar e interagir com os outros.
Comportamento e Interesse: apresenta comportamentos e interesses inadequados.
Os sintomas podem incluir:
- Repetição de gestos e movimentos.
- Resistência ao contato físico.
- Problemas para interpretar linguagem facial e corporal.
- Interesses e comportamentos fixos.
- Fuga ou resistência a mudanças.
Apoio Familiar
A família tem um papel fundamental no apoio e na inclusão dos indivíduos com Autismo e Deficiência Intelectual CID. É importante criar um ambiente de aceitação e compreensão, onde as pessoas se sintam seguras para expressar suas necessidades e emoções.
Dicas para Familiares
- Compreenda o Autismo: Aprenda sobre o Autismo e como ele pode afetar o comportamento e a interação social da pessoa.
- Desenvolva Estratégias de Suporte: Desenvolva estratégias para ajudar a pessoa a se comunicar e se conectar com os outros.
- Crie um Ambiente de Aceitação: Crie um ambiente de aceitação e compreensão onde a pessoa se sinta seguro para expressar suas necessidades e emoções.
- Apoie a Autonomia: Aja como parceiros a pessoa na construção e defesa de suas escolhas e tomada de decisões.
- Priorize os Momentos de Laazer: Priorize o tempo com a pessoa e aproveite para fazer atividades juntos, como brincar, caminhar e compartilhar um café.
Conclusão
O Autismo com Deficiência Intelectual CID é uma condição complexa e multifacetada que exige atenção, compreensão e apoio. Além de criar um ambiente de aceitação e compreensão, é importante buscar ajuda de profissionais de saúde e educação para que os indivíduos com Autismo e Deficiência Intelectual CID possam alcançar seu máximo potencial.
Perguntas Frequentes
Q: Quais são os sinais de Autismo em Crianças?
A: Os sinais de Autismo em crianças incluem: * Desenvolvimento lento: problemas no desenvolvimento do linguajar, no aprendizado e no desenvolvimento da coordenação motora. * Comunicação: dificuldade em se comunicar através de linguagem verbal e não-verbal. * Interaccoão Social: falta de interação social e comportamentos de fuga. * Interesses: fixação em interesses especiais e apresentação de comportamento de fuga.
Q: Quais são os Fatores de Risco para Autismo em Crianças?
A: Os fatores de risco incluem: * Idade Gestacional: crianças nascidas prematuras ou com baixo peso. * Idade da Mãe: mães que tiverem mais de 35 anos no momento da gravidez. * Presença de Outros Transtornos de Desenvolvimento: crianças que já tenham diagnóstico prévio e outros transtornos de desenvolvimento podem ser consideradas como de alto risco.
Q: O que é o Síndrome de Asperger?
A: O Síndrome de Asperger é um tipo de Autismo caracterizado por: * Problemas com a Comunicação Social: dificuldade em se comunicar e entender o mundo ao seu redor através da linguagem verbal e não-verbal. * Interaccoção Social: dificuldade em se conectar com os outros de maneira adequada. * Interesses e Comportamentos Fixos: fixação em interesses especiais e repetição de comportamentos.
Referências
- [1] Organização Mundial de Saúde (OMS). Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-and-a/detail/q-and-a-on-autism
- [2] American Psychiatric Association. Disponível em: https://www.psychiatry.org/ptsd
- [3] Pessoa, M. A. S. A. F. e A. C. P. D.. Disponível em: https://revista.ipea.gov.br/index.php/povos-e-territorios
- [4] Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Mental Infanto-Juvenil. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/
- [5] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/