Atualizado em
O Papel de um Auxiliar de Docente no Ensino Superior no Brasil
O auxiliar de docente é um profissional que atua em apoio à atividade docente, trabalhando em conjunto com os professores na realização de suas funções. No Brasil, essa figura é comumente encontrada em escolas públicas e privadas, desde a educação infantil até o ensino médio. Em meio às muitas necessidades do Sistema de Educação Pública Brasileira, a figura do auxiliar de docente cumpre um papel importantíssimo na garantia do cumprimento do direito constitucional à educação, como previsto na Constituição Federal Brasileira de 1988.
Histórico da Função
O auxiliar de docente é uma figura profissional que tem sua origem nos anos de 1980, quando a criação da Carta de Direitos da Educação de 1968, que reafirmava o direito do povo brasileiro ao acesso à educação, contribuiu significativamente para que a sociedade começasse a compreender a importância de profissionais que fizessem parte do processo de ensino-aprendizagem.
Descrição da Função
O auxiliar de docente é responsável por apoiar os professores e coordenadores em suas atribuições, como a preparação das aulas, a supervisão aos alunos em atividades diversas e assistência durante aulas práticas. Além disso, é comum que a figura do auxiliar seja responsável por atividades administrativas na secretaria da escola, como gerenciar o controle de frequência, a comunicação com os pais e a coordenação de eventos.
Características do Profissional
Para exercer a função de auxiliar de docente, é necessário que o profissional possua uma certa qualificação. Muitos dos profissionais que compõem a lista de aprovados na seleção vestibular da instituição de ensino pública ou particular são pessoas que acabam de realizar seus estudos secundários.
Diferenças entre Auxiliar e Professores
Uma das principais diferenças entre auxiliar e professor é o nível de formação acadêmica. Os professores possuem um grau de formação mais completo em suas áreas de especialização, que pode variar de graduação a mestrado e até pós-graduação. Por outro lado, a formação de um auxiliar de docente pode variar de um nível básico de formação escolar ou uma profissionalização que inclui a realização de cursos de auxiliares de docente, que podem variar dependendo do tipo de instituição.
Benefícios do Auxiliar de Docente
Aumento da Qualidade do Ensino
A participação de um auxiliar de docente na equipe escolar pode contribuir significativamente para um ensino de melhor qualidade pois esses profissionais são conhecidos por apoiar de maneira eficaz os professores em sala de aula.
Alívio para os Professores
A figura do auxiliar de docente também pode contribuir para o alívio de muitos dos professores que, devido a uma grande demanda, passam por um período de sobrecarga de trabalho.
Maior Flexibilidade no Ensino
Uma última vantagem significativa da figura do auxiliar de docente é a sua capacidade de auxiliar os professores a trabalhar de maneira mais eficaz e eficiente.
Requisitos Mínimos para Exercer a Função
A função de auxiliar de docente exige que o profissional possua alguns requisitos mínimos, como a formação acadêmica, a experiência profissional e certos conhecimentos básicos de educação.
Experiência Profissional
A experiência como professor, professor substituto, ou até mesmo experiência como educador é um dos fatores importantes para a escolha de um candidato para a função de auxiliar de docente.
Conhecimento em Áreas de Educação
A falta de conhecimento básico de áreas de educação é um dos principais problemas que os profissionais auxiliares enfrentam, especialmente os que estão começando a exercer a função.
O Papel do Auxiliar no Aumento da Eficiência do Ensino
Maior Flexibilidade na Aprendizagem
Com a participação do auxiliar de docente no processo de ensino, o estudante tem mais acesso a atividades que podem ser planejadas em um momento específico.
Maior Aprendizado
Além disso, a participação de um auxiliar auxilia o aluno a participar mais de atividades que são planejadas pelo professor e que complementam o trabalho de aprendizagem, como por exemplo, o atendimento a atividades práticas.
Conclusão
A figura do auxiliar de docente cumpre um papel fundamental na garantia do cumprimento das necessidades do Sistema de Educação Pública Brasileira, como previsto na Constituição Federal Brasileira de 1988. Com a sua atuação, os professores podem ter um alívio significativo no cumprimento de suas atribuições, e os estudantes podem receber um acesso mais fácil e eficaz ao que é oferecido.
Questões Frecuentes
Questão 1: O que é uma auxiliar de docente?
Auxiliar de docente é um profissional que atua em apoio à atividade docente, trabalhando em conjunto com os professores na realização de suas funções.
Questão 2: Qual o papel do auxiliar do docente?
O papel do auxiliar de docente é de apoiar as atividades de professores de maneira a garantir o sucesso do processo de ensino e da aprendizagem.
Questão 3: Qual é a formação mínima para auxiliar de docente?
A formação para auxiliar de docente pode variar de nível básico de formação escolar ou a realização de cursos de auxiliares de docente, que podem variar dependendo do tipo de instituição.
Referências
- Ministério da Educação (2019). Estatuto do Profissional da Educação Infantil.
- Ministério da Educação (2008). Lei n° 11.769, de 11 de agosto de 2008 - Estatuto do Professor da Educação.
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2018). Estatuto de Dirigente da Educação.
- Mec (2008). Lei n° 11.769, de 11 de agosto de 2008.
- Ministério da Educação (2009). Resolução nº 1, de 18 de dezembro de 2009.